TRANSPORTE
AQUAVIÁRIO
O transporte aquaviário tem um papel fundamental
nas cadeias logísticas e setores produtivos do país por
representar a principal via de acesso para exportação
e importação de mercadorias, por meio dos seus
pontos organizados e terminais de uso privado.
Em 2022
% das mercadorias exportadas
% das mercadorias importadas
(considerando volume)
% das mercadorias
% das mercadorias importadas
(considerado o valor em R$)
toneladas de carga movimentada.
Esse valor representa um aumento de 6,9% em relação ao registrado no ano anterior.
empregos gerados.
bilhões
de investimentos nos portos públicos.
bilhões
investidos nos terminais privados.
bilhões
são o total de investimento no setor.
A navegação de longo curso (direcionada ou oriunda de outros países) responde por 71% desse total transportado. Os 29% restantes são divididos em cabotagem, navegação interior e apoio marítimo/portuário.
O perfil da carga mais representativa de 2023 foi o granel sólido (60,6%).
Os demais perfis da carga transportada em 2023 dividem-se em: granel líquido e gasoso (25,0%), carga conteinerizada (9,8%) e carga geral (4,6%).
A navegação por cabotagem também apresenta movimentações relevantes: 290.101.580 toneladas transportadas em 2023 (22,3% do total), sendo 69% desse valor relativo a granel líquido e gasoso.
A navegação interior movimentou 83.459.346 toneladas em 2023 (6,4% do total), sendo 74,6% desse valor relativo a granel sólido.
O transporte marítimo teve participação de 83% de todas as transações internacionais realizadas em 2022 no país.
Foram autorizados investimentos nos setores de transporte marítimo de cabotagem, longo curso, navegação interior e navegação de apoio empregam, respectivamente, 3.685, 778, 11.887 e 25.681 pessoas.